- Por que é importante que as crianças façam uma refeição saudável?
Porque os ajuda a criar hábitos alimentares adequados desde os mais pequenos que lhes permitirão uma alimentação equilibrada, adequada e saudável, prevenindo doenças que podem ser desencadeadas por hábitos alimentares inadequados.
- A alimentação inadequada pode afetar o rendimento escolar das crianças?
Claro que uma alimentação adequada garante a cobertura de todas as necessidades calóricas e nutricionais da criança, uma alimentação inadequada pode gerar um déficit de calorias, vitaminas ou minerais que desempenham papel fundamental no desempenho mental e no processo de aprendizagem.
- Quantas vezes uma criança deve comer?
Uma criança deve comer 5 vezes ao dia assim: café da manhã, meio nove, almoço, onze e jantar.
- Qual é o alimento mais importante para as crianças?
Todos são importantes, mas o café da manhã é fundamental, pois é a primeira refeição e serve como combustível para começar o dia e ter um bom desempenho físico e mental.
- Quantas verduras e quantas frutas as crianças em idade escolar devem comer?
As crianças devem consumir pelo menos 3 a 4 porções de frutas por dia assim: uma no café da manhã, outra às nove e meia e outra às onze da tarde. De hortaliças, devem consumir pelo menos 2 porções assim: uma no almoço e outra na hora do jantar.
- Como desenvolver uma boa alimentação para crianças?
Uma boa dieta para crianças é aquela que inclui todos os grupos de alimentos em quantidades equilibradas (cereais e tubérculos, frutas, verduras, laticínios, carnes), que inclua alimentos naturais e omita ao máximo alimentos com calorias “vazias”, como pacotinhos, doces, fast foods que só acrescentam gordura, colesterol e açúcar na dieta, mas têm pouco valor nutricional.
- Por que é importante reduzir os doces nas crianças?
Como esses alimentos são chamados de calorias “vazias”, eles fornecem calorias provenientes de gordura, colesterol e açúcar, mas não fornecem vitaminas ou minerais. Além disso, em geral, interferem no apetite das crianças, impedindo-as de consumir uma dieta balanceada, pois em alguns casos substituem alimentos com potencial de maior valor nutricional.
- Qual a importância de ter um local fixo para alimentação?
É importante que a criança entenda que comer não é uma brincadeira, é uma necessidade vital, um local fixo de alimentação ajuda a criança a entender esse conceito e a criar o hábito da hora da alimentação como algo especial.
- Qual a importância de não comer com distrações?
É bom que a criança gere uma boa relação com a comida, entenda a importância da alimentação saudável, coma devagar e em local apropriado para isso, sem confundir comer com brincadeira, o que pode acontecer se a criança comer com distrações.
- Como as crianças podem ser incentivadas a comer de forma saudável?
A educação nasce pelo exemplo, a criança deve estar imersa em uma família que se alimenta de forma saudável. Além disso, o momento da alimentação deve ser agradável, com a família, as crianças são muito receptivas às cores e formas, por isso, quando são pequenas, os pratos devem ser atrativos com uma combinação de cores, formas e sabores. Deve-se permitir que a criança experimente as texturas, desde criança deixe-a pegar os alimentos com as mãos, deixe-a participar das compras no supermercado, de acordo com a idade deixe-a participar do preparo dos alimentos, isso facilita o consumo de novos alimentos.
- O que fazer quando a criança não quer comer? É bom forçar?
Não, a criança não deve ser forçada a comer. Devem ser estabelecidos horários fixos de alimentação, não se deve permitir que a criança “lanche” entre as refeições, isso interfere no apetite e na sensação de fome, devem ser servidas pequenas porções de todos os alimentos sem omitir nenhum grupo destes. Deve ser previsto um horário fixo para a alimentação (30 minutos, por exemplo), após o qual o prato deve ser retirado e aguardar o horário da próxima refeição para oferecer novamente o alimento.
- É bom usar a comida como recompensa ou punição? Porquê?
Não, a ideia é que a criança estabeleça uma boa relação com a comida, que ela entenda a importância de se alimentar de forma saudável, as punições podem gerar uma rejeição maior da comida na criança e as recompensas podem gerar uma relação doentia com a comida.