Não é nenhum segredo que o jogo de faz de conta é uma parte essencial do desenvolvimento de uma criança. As crianças aprendem observando, imaginando e fazendo.
Você já observou seu filho pegar uma pedra e fingir que é um carro veloz, ou pular uma peça de Lego sobre a mesa como se fosse uma pessoa ou um coelho? Seu filho está usando um objeto para representar outra coisa, enquanto lhe dá ação e movimento. Mas essa brincadeira de faz de conta não é tão simples quanto parece. O processo de fazer de conta desenvolve habilidades em muitas áreas essenciais.
Habilidades de linguagem.
Você já ouviu seu filho se envolver em brincadeiras imaginárias com seus brinquedos ou amigos? Você provavelmente vai ouvir algumas palavras e frases que nunca pensou que ele soubesse! Na verdade, muitas vezes ouvimos nossas próprias palavras refletidas nas brincadeiras das crianças. As crianças podem fazer uma imitação perfeita da mãe, do pai ou da professora! A brincadeira de faz de conta ajuda seu filho a entender o poder da linguagem. Além disso, ao brincar de faz de conta com outras pessoas, ele aprende que as palavras lhe dão os meios para encenar uma história ou organizar uma brincadeira. Esse processo ajuda seu filho a fazer a conexão entre a linguagem falada e escrita – uma habilidade que mais tarde o ajudará a aprender a ler.
Habilidades Sociais e Emocionais.
Quando seu filho se envolve em uma brincadeira de faz de conta (ou dramática), ele está experimentando ativamente os papéis sociais e emocionais da vida. Por meio do jogo cooperativo, ele aprende a se revezar, compartilhar responsabilidades e resolver problemas de forma criativa. Quando seu filho finge ser personagens diferentes, ele tem a experiência de “estar no lugar de outra pessoa”, o que ajuda a ensinar a importante habilidade de desenvolvimento moral da empatia. É normal que crianças pequenas vejam o mundo de seu próprio ponto de vista egocêntrico, mas por meio do amadurecimento e do jogo cooperativo, seu filho começará a entender os sentimentos dos outros. Ele também constrói a autoestima quando descobre que pode ser qualquer coisa apenas fazendo de conta!
Habilidades de pensamento.
A brincadeira de faz de conta oferece ao seu filho uma variedade de problemas para resolver. Sejam duas crianças querendo desempenhar o mesmo papel ou procurando o material certo para fazer um telhado para a casinha, seu filho recorre a importantes habilidades de pensamento cognitivo e habilidades de planejamento que ele usará em todos os aspectos de sua vida, agora e para sempre.
Alimentando a imaginação.
Não é suficiente brincar de faz de conta em sua casa? Considere criar uma caixa de adereços ou um canto cheio de objetos para despertar o mundo de fantasia de seu filho em idade pré-escolar. Você pode incluir:
- Grandes caixotes de plástico, blocos de papelão ou uma caixa grande e vazia para criar uma “casa”;
- Roupas velhas, sapatos, mochilas, chapéus;
- Telefones antigos, listas telefônicas, revistas;
- Utensílios de cozinha, pratos, recipientes de plástico para alimentos, guardanapos de mesa, flores de seda;
- Bichos de pelúcia e bonecos de todos os tamanhos;
- Pedaços de tecido, cobertores ou lençóis velhos para fazer fantasias ou um forte;
- Materiais apropriados ao tema, como cartões postais, passagens aéreas usadas, moedas estrangeiras e fotos para uma viagem de férias de mentirinha…
E como se tudo isso não bastasse, brincar de faz de conta também é divertido! Quando damos asas à imaginação e quando realmente brincamos juntos, como as crianças querem, não há limites para onde a mente pode levá-las e não há chance de ficar sem coisas para se divertir e conversar com elas!
E então, vamos brincar de faz de conta?